http://youtu.be/_KWKtmuV5YU

ROMA – 1960 – A final dos 100 metros nado livre

O Hall da Fama foi atrás do filme de uma das provas que teve uma das chegadas mais debatidas na história dos jogos olímpicos e que possui um especial valor histórico para nós brasileiros, já que foi nessa prova que Manoel dos Santos conquistou sua medalha de bronze olímpica.

Tentamos conseguir o filme original junto ao IOC (International Olympic Comitee) porém ainda não conseguimos chegar em um bom acordo para disponibilizarmos o conteúdo que está armazenado no arquivo olímpico em Lausanne.

Fomos então atrás do International Swimming Hall of Fame (www.ishof.org) para verificar se eles possuiam essa filmagem nos arquivos deles. Tivemos uma ótima receptividade de nossos colegas do ISHOF e para nossa surpresa foi disponibilizado esse video histórico na noite de 09 de maio, atendendo a nosso pedido.

Segue reportagem exibida pela CBS em 1960, com parte da prova dos 100 metros livre em Roma. Manoel dos Santos chegou bem na frente na virada dos 50 metros, porém foi ultrapassado pelos concorrentes na virada e saiu forte, atropelando todos nos 50 metros finais, porém acabou ultrapassado pelo australiano John Devitt e pelo americano Lance Larson, perdendo o ouro na batida de mão, em uma das chegadas mais polêmicas dos Jogos Olímpicos.

 

11 Comments on “ROMA – 1960 – A final dos 100 metros nado livre

  1. Que alegria para o HFNB o resgate desse filme histórico. Eterniza o feito do Manoel.
    Lembro perfeitamente dos detalhes de quando ouvi o relato do próprio.
    Assistir agora o filme foi sensacional.

    • Imaginem a distância que ele teria aberto se tivesse feito a virada olímpica… mais de 50 anos depois ainda bate uma pena.

  2. Sensacional !!!!!! Salve Manel nosso grande nadador ! Parabens a todos e agradeco pela emocao q senti ao assistir este video.

  3. Pingback: cheapest madden mobile 18 coins for sale

  4. Pingback: buy madden 18 coins

  5. Pingback: buy cheap Madden 18 coins

  6. Pingback: cheap Madden 18 coins

  7. Pingback: cheap mut 18 coins

  8. Pingback: cheap Madden 18 Coins

Coloque o seu comentário