Critérios e Diretrizes

As diretrizes e critérios definidos para a indicação de nadadores e técnicos para figurar no Hall da Fama da Natação Brasileira foram definidos por nosso comitê e estão listados abaixo.  Com base nesses critérios e diretrizes o comitê realiza votação para definir o próximo homenageado.

Diretrizes:
1. Os nadadores homenageados devem estar aposentados das competições organizadas pela FINA ou CBDA por pelo menos um ciclo Olímpico.
2. Para homenagens a técnicos, serão considerados os resultados alcançados por seus atletas e o técnico deve ter exercido a atividade por pelo menos 20 anos.
3. Para homenagens a contribuidores, será considerada a contribuição realizada para a natação brasileira por pelo menos 20 anos.
4. O comitê do Hall da Fama da Natação Brasileira elege o próximo homenageado através de votação entre atletas que atendem os critérios definidos para figurar no HFNB.
5. Para a escolha dos homenageados, deve-se levar em conta a data da execução do feito relevante e a idade do homenageado.
6. Como nadadores, são considerados nadadores de piscina, nadadores de águas abertas, jogadores de polo aquático, atletas de nado sincronizado e mergulhadores.

Critérios:
1. Medalhista Olímpico
2. Recordista mundial de longa em prova Olímpica
3. Medalhista em mundial de longa em prova Olímpica
4. Nadadores que poderiam ser medalhistas Olímpicos em anos de cancelamento de Jogos Olímpicos
5. Finalista Olímpico
6. Recordista Mundial de curta em prova Olímpica
7. Campeão Mundial de curta em prova Olímpica
8. Campeão Panamericano
9. Feito relevante (participações em Jogos Olímpicos, recordes brasileiros, maratonas aquáticas, etc.)